sAmmy obara

O livro TOYOTA by TOYOTA é o mais recente livro do Sensei Sammy Obara. 

Workshop KAIZEN TEIAN - O espirito do Kaizen
 

 

No Workshop, você aprenderá a:
. Compreender os fundamentos do Kaizen e sua importância como aspecto central de um sistema enxuto
. Documentar Kaizen de melhoria
. Julgar as propostas de melhoria de acordo com sua conformidade com os requisitos do Kaizen
. Começar um plano para a introdução do Kaizen na sua organização

 

 

Descrição:
A metodologia Kaizen Teian ou Kaizen promove o desenvolvimento sustentável de melhoria contínua como um modo de vida diário para todos os membros dentro da organização.
 
Suporta o fluxo, implementação e reconhecimento de propostas de melhorias feitas por todos os colaboradores.
 
Kaizen é o conceito original que tem sido usado pela Toyota até hoje e que se tornou a cultura em todos os sites da Toyota no Japão e no exterior.
 
Ele fornece uma estrutura para canalizar as oportunidades de melhoria detectadas por qualquer funcionário e convertê-las em mudanças realizadas que tenham um impacto positivo na forma como as pessoas executam e percebem seu trabalho.
 
O Kaizen requer uma estrutura formalizada dentro da Organização, onde as propostas dos colaboradores são avaliadas, implementadas, revisadas e reconhecidas de acordo com seu alinhamento com os objetivos declarados da empresa para melhoria contínua.
 
O sistema de reconhecimento também ajuda a motivar os colaboradores a participarem, individualmente ou por meio de trabalho em equipe, na proposta e implementação de suas ideias de melhoria.
 

 

Benefícios:
Os benefícios do Kaizen incluem a participação de todos os colaboradores na melhoria e transformação (evolução) da organização em pequenos, todos os dias, etapas incrementais que não perdem a eficácia ao longo do tempo.
 
Alguns dos elementos utilizados para apoiar o Kaizen são:
· Placas Kaizen de Gestão Visual,
· Formato de proposta Kaizen,
· Matriz de pontuação proposta,
· Sistema de recompensa Kaizen,
· Relatório de medições mensais, etc.
 
Além dos benefícios tangíveis, o Kaizen é considerado a técnica mais eficaz para melhorar o engajamento e a cultura dentro de uma empresa.
 
Escopo do Workshop:
Este workshop é baseado em uma abordagem de “ouvir-ver-fazer”, então você aprenderá os principais conceitos através de instrução, discussão, simulação e exercícios em pequenos grupos. 
 
Os tópicos abordados são:
. Kaizen: conceito original da Toyota
. Como o Kaizen se encaixa na casa do TPS
. Por que usar o Kaizen na sua organização?
. Exemplos de Kaizen de todo o mundo
. Como iniciar uma cultura Kaizen
. Quais são as etapas para preparar a organização?
. Requisitos estruturais para implementação: formação, formulários, avaliação, quadro de orientação, orientações.
 
O Workshop terá a duração de 6 horas e consistirá de momentos teóricos e exercícios práticos.
 
Quando:
Quinta-feira, 14 de Março de 2019.
 
Agenda:
08h30m - 09h30m Recepção e Credenciamento
09h30m - 12h30m Workshop – parte 1
12h30m - 13h30m Almoço
13h30m - 16h30m Workshop – parte 2
 
Publico alvo:
· Funcionários e operadores do escritório para entender a importância de seguir o Kaizen como uma ocorrência diária.
· Liderança - aprender a avaliar os formulários Kaizen das pessoas (propostas de melhoria).
· Engenheiros e líderes lean - para entender como apresentar, apoiar e ensinar Kaizen.
· Organizações em qualquer estágio de uma transformação enxuta que está lutando com:
          . Falhas em sustentar os resultados de sugestões passadas ou eventos Kaizen.
          . Problemas em conseguir que os colaboradores proponham melhorias para suas áreas de trabalho.
          . Pobre propriedade e prestação de contas dos funcionários, para mudar o status quo
SAMMY OBARA aprendeu e aplicou o LEAN em unidades da Toyota no Japão, Brasil, Estados Unidos e Venezuela. 

Ele e seu grupo têm ensinado LEAN a várias firmas de consultorias, a institutos educacionais como Harvard e Stanford, e até em missões humanitárias pela Ásia e África. 
 

Com mais de 32 anos de experiência, ele estima já ter trabalhado em mais de 450 empresas de diversos segmentos: militar, químico, financeiro, hospitalar, alimentício dentre outros, e visitado muitos países em todos os continentes. 

Mestrado em Technology Management, também é membro do Lean Institute e instrutor de Gerenciamento Estratégico Global para o California Community College. 
 
É palestrante convidado para os cursos de Pós Graduação da Stanford University e tem sido o porta-voz em conferências patrocinadas pelo American Production and Inventory Control Society (APICS), pelo Association for Quality and Productivity (AQP), Shingo Prize, AME e Harvard Business Review. 

Reside em San Diego, Califórnia e coordena a associação de alunados da Toyota, o Honsha.ORG, nos Estados Unidos.